quinta-feira, 6 de maio de 2010

Saviola


Javier Pedro Saviola Fernández (Buenos Aires, 11 de dezembro de 1981) é um futebolista argentino que actua como atacante. Atualmente, joga pelo Benfica.
Destacou-se muito jovem no Club Atlético River Plate, onde estreou na Primera Divisão Argentina com dezasseis anos. Jogador de média-baixa estatura (1,68 m), mas muito habilidoso e rápido, converteu-se rapidamente num dos principais atacantes argentinos. Com dezoito anos ganhou o Campeonato Apertura e com dezanove o Clausura.
No ano de 2001, se destacando ao lado de Maxi Rodríguez e D'Alessandro, foi a estrela do Mundial sub-20 organizado pela FIFA na Argentina. A Argentina foi campeã, com um golo de Saviola na final. Saviola foi o artilheiro e considerado o melhor jogador do Mundial.
Depois do Mundial, já com dezanove anos, foi vendido ao FC Barcelona, que pagou por ele 17,1 milhões de euros. Apesar de jogar a um nível aceitável durante as duas primeiras temporadas no Barça, no verão de 2004 quando obteve a nacionalidade espanhola foi cedido por uma temporada ao AS Monaco, pelo qual disputou a Liga francesa e a Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2004-2005. Depois de jogar no Principado, foi emprestado ao Sevilha para a temporada 2005-2006, jogando a Liga espanhola de futebol, a Copa del Rey e conquistando a Taça UEFA de 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário